IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo federal não venderá controle da Embraer à Boeing, diz ministro

12/01/2018 14h27

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro da Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, afirmou nesta sexta-feira (12) que o governo federal decidiu que não venderá o controle da Embraer à rival norte-americana Boeing, mas defendeu uma parceria entre as duas companhias.

"O governo não cederá o controle acionário da Embraer. Como vai ser a parceria, ainda não sabemos", disse Etchegoyen a jornalistas durante evento de segurança no Rio de Janeiro.

"A essência é garantir o interesse nacional e a partir daí xenofobia não vale à pena porque de repente a gente perde o bonde da história. E pode perder uma boa oportunidade", disse o ministro sem dar detalhes sobre as negociações.

O governo detém 'golden share' na Embraer que garante poder de veto em decisões estratégicas da companhia. As empresas admitiram no mês passado que estavam discutindo uma potencial combinação de negócios.

Etchegoyen defendeu que o governo deveria garantir o controle da empresa, mas abrir brecha para uma associação com a norte-americana "naquilo que nos for conveniente e sintonizado com o interesse nacional".

(Por Rodrigo Viga Gaier)