IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo altera cálculo de taxa de referência da poupança; rendimento não muda

18/01/2018 19h14

BRASÍLIA, 18 Jan (Reuters) - O Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou nesta quinta-feira (18) o método de cálculo da Taxa Básica Financeira (TBF), que compõe a Taxa Referencial (TR), passando a fazê-lo com base nas taxas de títulos do Tesouro Nacional, mas sem alterar a remuneração da poupança.

A TR serve de referência para a remuneração da caderneta de poupança, cujos recursos são usados para financiamentos imobiliários e agrícolas.

Até agora, a TBF segue as taxas dos CDBs e RDBs prefixados que, segundo o BC, têm mostrado tendência de cada vez menos de uso devido "à evolução do mercado financeiro e a estabilização da economia".

A partir de 1º de fevereiro, a base de dados para a formação da TBF será composta pelas taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN) praticadas no mercado secundário e registradas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), informou o BC.

"A TBF de um mês será uma média ponderada entre as taxas médias das LTNs com vencimentos imediatamente anterior e imediatamente posterior ao prazo de um mês, seguida da aplicação, ao valor resultante, de um fator multiplicativo fixado em 0,93 (noventa e três centésimos)", completou o BC.

Em coletiva de imprensa, o chefe do Departamento de Estatística do BC, Fernando Rocha, destacou que a alteração buscou manter taxa robusta em termos estatísticos e, ao mesmo tempo, deixar o resultado final da TR nos mesmos patamares e valores que já vinham sendo divulgados pela metodologia atual.

(Por Marcela Ayres; Edição de Patrícia Duarte)

Como cobrar dívida de um amigo

UOL Notícias