IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mulheres britânicas recebem bilhões de libras a menos em salários do que os homens

18/01/2018 07h25

LONDRES, 17 Jan (Thomson Reuters Foundation) - As mulheres no Reino Unido ganham quase 140 bilhões de libras (cerca de US$ 195 bilhões ou R$ 629,19 bilhões) por ano menos do que os homens.

Os homens que trabalham em tempo integral ganham uma média de 39 mil libras, cerca de um terço mais do que os 15 milhões de mulheres britânicas que trabalham em tempo integral, que ganham quase 30 mil libras, segundo dados do governo.

"Sem uma ação, as jovens mulheres de hoje têm pela frente uma vida de salário desigual", disse Carole Easton, chefe do grupo antipobreza Young Women's Trust, que produziu a cifra de defasagem salarial das mulheres, em um comunicado.

Ela acrescentou que a diferença salarial aumenta quando o trabalho em tempo parcial é levado em consideração.

Lei exige divulgação de salários

O Reino Unido foi um dos primeiros países a introduzir uma lei em 2017, exigindo que empresas com pelo menos 250 trabalhadores --que cobrem quase metade da força de trabalho do país-- relatem discrepâncias salariais entre funcionários masculinos e femininos.

O governo também está investindo em cuidados infantis gratuitos e introduzindo licença parental compartilhada em uma campanha para promover a igualdade de gênero no local de trabalho.

Como em muitos outros países, a desigualdade salarial baseada no gênero tem sido um problema persistente no Reino Unido, apesar da proibição de discriminação sexual na década de 1970.