IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Espanhol Banco Popular teve prejuízo de 13,6 bi de euros em 2017

17/02/2018 11h12

MADRI (Reuters) - O espanhol Banco Popular, que foi assumido pelo rival Santander no ano passado após entrar em processo de falência, teve prejuízo de 13,6 bilhões de euros em 2017, segundo um aviso regulamentar tarde na sexta-feira.

A notícia provavelmente aumentará a controvérsia entre os investidores que perderam dinheiro no resgate coordenado pelas autoridades européias. Autoridades e o Santander dizem que a venda de Popular, por um euro em junho, foi a melhor solução possível para os correntistas.

Os investidores cujas ações e títulos no banco foram aniquilados e agora buscam indenização dizem que a venda foi baseada em uma avaliação negativa "defeituosa". Um relatório independente da Deloitte mostrou que o banco poderia ter valido até 1,3 bilhão de euros quando foi vendido.

O Santander fez um aumento de capital de 7 bilhões de euros para cobrir perdas do Popular e disse que os custos de reestruturação, incluindo a demissão de cerca de 2 mil funcionários, poderiam somar 1,3 bilhão de euros.

(Reportagem de Julien Toyer)