IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção da Petrobras no Brasil cai em janeiro com manutenção e após venda de fatia em Lapa

21/02/2018 10h34

SÃO PAULO (Reuters) - A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil em janeiro foi de 2,1 milhões de barris por dia (bpd), queda de 1% ante dezembro em função principalmente da parada para manutenção no FPSO Capixaba, que opera no Parque das Baleias, na Bacia de Campos.

A estatal também disse que a cessão de direitos de 35% do campo de Lapa da Petrobras para a francesa Total, no bloco BM-S-9A, no pré-sal da Bacia de Santos, também afetou a produção.

A Petrobras anunciou em meados de janeiro a conclusão do acordo com a Total, que envolveu também a área de Iara, em um negócio de US$ 2,35 bilhões, na medida em que a companhia brasileira dá andamento ao seu plano de desinvestimento para reduzir a maior dívida corporativa do setor no mundo.

A estatal ainda ficou com 10% de Lapa.

2017 teve produção recorde

Na comparação com janeiro de 2017, quando a Petrobras produziu o maior volume do ano passado no país, a produção caiu 5,5%.

A estatal registrou uma produção recorde no ano passado, de 2,15 milhões de barris de petróleo por dia, com o impulso da extração no pré-sal.

A produção da estatal no Brasil e no exterior, incluindo gás, foi de cerca de 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em janeiro, também ligeira queda ante dezembro, mas um recuo de 5,7% na comparação com o mesmo mês ao ano anterior.

Do total produzido no mês passado, a Petrobras registrou extração de 2,60 milhões boed no Brasil e 97 mil boed no exterior.

Já a produção de gás natural no Brasil em janeiro, excluído o volume liquefeito, foi de 78,7 milhões de metros cúbicos/dia, 1% acima do mês anterior.

Basta cavar para achar petróleo?

UOL Notícias