IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reforma tributária não vai reduzir carga do Brasil, diz Meirelles à rádio Eldorado

01/03/2018 08h45

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (1º) que a reforma tributária que está sendo conduzida pelo governo não vai reduzir a carga tributária do país.

"A busca é pela simplificação tributária", afirmou o ministro em entrevista à rádio Eldorado, acrescentando ainda que, com a melhora da economia e com a simplificação tributária, a carga no país poderá começar a cair.

A reforma do Pis/Cofins está na lista de prioridades colocada pelo governo recentemente junto ao Congresso Nacional após ter desistido de votar a reforma da Previdência com a intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro.

Candidatura

Meirelles, ao ser questionado sobre sua eventual candidatura à Presidência da República, repetiu que decidirá apenas no início de abril e que, por enquanto, não estava pensando nisso, mantendo-se totalmente focado na condução da economia. No entanto, afirmou que tem conversado com diversos segmentos da população, em diversas regiões do país.

O ministro afirmou ainda que tem tido "excelentes conversas" com o PSD, sua atual legenda, e também com o MDB, para sua candidatura.

"Estou sentido receptividade muito grande (dos partidos)", afirmou ele.

Na véspera, Meirelles esteve reunido com representantes da agência de classificação de risco Moody's e afirmou que eles ainda não haviam decidido sobre novo rebaixamento da nota de crédito brasileira, mas que isso ocorreria em breve.

Neste início de ano, a Standard & Poor's e a Fitch reduziram a nota do Brasil por conta da não aprovação da reforma da Previdência, em meio à situação fiscal delicada do país.