IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China faz importantes mudanças em sua equipe econômica

19/03/2018 08h01

PEQUIM, 19 Mar (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, promoveu um importante confidente seu para uma das posições mais importantes do governo nesta segunda-feira (19), enquanto Pequim vive uma batalha contra financiamentos mais arriscados e acumulação de dívidas que podem representar riscos sistêmicos para a segunda maior economia do mundo.

Liu He foi elevado a vice-primeiro-ministro pelo Parlamento do país ao mesmo tempo em que os Estados Unidos pressionam a China a reduzir seu superávit comercial em US$ 100 bilhões. Liu, 66 anos, educado em Harvard, foi o enviado mais proeminente para visitar Washington recentemente para evitar o surgimento de uma guerra comercial.

Enquanto a maioria das mudanças de pessoal na equipe econômica do governo foi amplamente antecipada, a escolha de Yi Gang como o novo chefe do Banco do Povo, banco central do país, foi inesperada.

Sua nomeação é vista como continuidade da política monetária, mesmo que um dos maiores bancos centrais do mundo esteja ganhando consideráveis novos poderes regulatórios.

Yi terá seu primeiro teste de peso nesta semana, quando o Federal Reserve, banco central norte-americano, deverá aumentar as taxas de juros em 21 de março, um dia após o fim do parlamento anual da China.