IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cidade natal de Marx vende notas de 0 euro para marcar aniversário de teórico do comunismo

Harald Tittel/AFP
Imagem: Harald Tittel/AFP

18/04/2018 14h04

BERLIM, 18 Abr (Reuters) - A cidade alemã de Trier está tendo dificuldades em suprir a demanda por notas de 0 euro, ilustradas com o rosto de seu cidadão mais famoso, téorico do comunismo, Karl Marx, vendidas por 3 euros cada como parte das comemorações dos 200 anos de seu nascimento.

Os trabalhos mais conhecidos e influentes de Marx são "O Manifesto Comunista", escrito junto com Friedrich Engels e publicado em 1848 e sua análise crítica do capitalismo "O Capital", lançado duas décadas depois.

Leia também:

"O souvenir brinca com as críticas de Marx ao capitalismo e, claro, a nota de 0 euro combina perfeitamente com Marx como tema", disse Norbert Kaethler, diretor-geral do Departamento de Turismo de Triers.

Ele observou que Marx não ganhou muito dinheiro com suas teorias e viveu na pobreza por diversos anos de sua vida.

O Departamento de Turismo de Trier disse que já havia vendido 5.000 das notas roxas, que parecem com notas verdadeiras de euro, mas são identificadas como "souvenir", e que está imprimindo mais 20 mil.

Marx, que acreditava que o capitalismo seria suplantado pelo socialismo, passou os primeiros 17 anos de sua vida em Trier. A cidade sente orgulho de um de seus moradores mais famosos, embora alguns alemães responsabilizem suas ideias pela ascensão de ditadores comunistas na Rússia, China e em Cuba e pela divisão de seu país durante a Guerra Fria.

A cidade está aproveitando ao máximo o aniversário de 200 anos de seu nascimento que acontecerá no dia 5 de maio. Outros itens comemorativos incluem um pato de borracha barbado com uma cópia de "O Capital" debaixo de uma asa, representando Marx.

(Reportagem de Madeline Chambers)