IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Frenesi com bitcoin perde força com a entrada de grandes investidores no mercado

Tommy Wilkes e Vidya Ranganathan

27/04/2018 15h42

LONDRES/NOVA YORK/CINGAPURA, 27 Abr(Reuters) - Depois de disparar, despencar e manter os investidores em suspense, a moeda digital bitcoin pode estar amadurecendo e entrando em um período de estabilidade, dizem especialistas.

Uma onda mundial de regulamentação levou a um colapso nos volumes de negociação. Os anúncios de criptomoedas estão desaparecendo das principais páginas da internet, e o bitcoin não domina mais as buscas no Google.

Enquanto investidores tentam descobrir o que o bitcoin quer ser quando crescer, a criptomoeda mais conhecida está passando por uma crise existencial.
"É preciso uma nova narrativa", disse Nicholas Colas, fundador da empresa de pesquisa de investimentos DataTrek. "Há todas as chances de que, se houver algum tipo de envolvimento institucional, pode haver um movimento para cima."

O bitcoin subiu 25 por cento em abril, após ter caído 70 por cento desde o pico de 20 mil dólares no final do ano passado.

O cenário da criptomoeda mudou de fato. Os pequenos investidores que impulsionaram a alta do bitcoin em 2017 foram apertados por proibições governamentais de negociação, e substituídos por fundos de criptomoedas, indivíduos ricos e grandes firmas financeiras.

Esses investidores são menos propensos a perseguir oscilações repentinas e estão mais interessados no potencial promissor, mas ainda não comprovado, da tecnologia blockchain.

Os volumes médios negociados diariamente nas bolsas de criptomoedas caíram de 9,1 bilhões de dólares em março para 7,4 bilhões de dólares na primeira quinzena de abril, em comparação com quase 17 bilhões de dólares em dezembro, segundo dados compilados pelo site de análise de criptomoedas CryptoCompare.

Bolsas de criptomoedas viram o volume diário de transações cair em mais da metade entre dezembro e março, incluindo Bitfinex, Poloniex, Coinbase e Bitstamp, mostraram os dados.

O dia de maior negociação da criptomoeda foi 22 de dezembro, quando os volumes chegaram a 30 bilhões de dólares, segundo a CryptoCompare.
Em 8 de abril, o volume caiu para 4,6 bilhões de dólares, o dia mais fraco desde outubro do ano passado, segundo os dados.

Joe Duncan, fundador da empresa fintech sediada em Cingapura Duncan Capital espera que os pequenos investidores voltem a negociar, à medida que os governos flexibilizam lentamente suas regras sobre criptomoedas.

"Mas o bitcoin ainda pode perder parte do domínio no mercado", disse Duncan.

Thomas Lee, sócio e cofundador da Fundstrat Global Advisors, disse que o mercado de bitcoins está entrando num "purgatório" entre altas e quedas acentuadas. Ele previu que isso pode continuar pelo menos até setembro.

Uma questão é que, embora muitas das grandes instituições estejam curiosas sobre como a tecnologia blockchain que sustenta o bitcoin pode revolucionar o setor financeiro, o bitcoin não é amplamente aceito como moeda e não tem valor intrínseco.

Isso e a intensa volatilidade da moeda tornam difícil para os investidores preverem um preço.

Alguns analistas acreditam, contudo, que o bitcoin manterá um prêmio como segurança no mundo digital, como é o ouro, enquanto outras criptomoedas serão usadas para comércio.

Outros vêem isso como apenas mais um trunfo.

"Uma das razões para possuir criptomoedas é porque elas são uma proteção eficaz", disse Sam Doctor, analista de dados da Fundstrat, empresa de pesquisa cujo fundador é um conhecido otimista com bitcoins, prevendo grandes aumentos este ano.

"Até que algo aconteça para refutar essa tese, ninguém vai querer vendê-la enquanto outras classes de ativos estiverem caindo."