IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maia diz que pediu ao governo avaliação de votos a favor da privatização da Eletrobras

02/05/2018 17h45

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (2) que já pediu ao governo uma estimativa dos votos que tem para eventualmente aprovar o projeto da privatização da Eletrobras.

A proposta tem apresentado uma tramitação arrastada, mas a expectativa entre governistas e até do próprio Maia é de votá-la no plenário da Câmara ainda no mês de maio. Por ora, a medida aguarda deliberação em uma comissão especial da Casa.

"Já pedi ao governo que me diga quantos votos a base tem para avaliar se dá para votar ou não o projeto da Eletrobras", disse o presidente da Câmara a jornalistas. Na semana passada, Maia afirmou que ainda não havia condições para votar o projeto.

Sobre outra controversa proposta que também vem enfrentando resistências na Câmara --o projeto da reoneração da folha de pagamento de alguns setores da economia-- o deputado disse ainda não ter recebido um "sinal verde" dos líderes de bancada para colocá-la em votação.

"Porque pautar para perder, é melhor esperar um pouco", avaliou Maia.

Possível falta de quórum

O presidente da Casa disse ainda acreditar que haverá quórum, mesmo nesta semana atípica por conta do feriado na terça-feira (1º), tanto para a análise de algumas urgências na sessão da Câmara quanto para votar, em sessão conjunta do Congresso, um projeto que remaneja recursos para cobrir a inadimplência da Venezuela e de Moçambique em operações nas quais o Brasil é o garantidor de crédito.

Maia afirmou, no entanto, que é responsabilidade do governo do presidente Michel Temer trabalhar pela presença de parlamentares da base para garantir a votação.

"Vai ter quórum para votar as urgências e depois votar a sessão do Congresso, votar o PLN que precisa votar no dia de hoje", afirmou. "O governo tem que estar melhor  articulado, aqui se não desmobiliza a base."

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)