IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aço e minério de ferro ampliam perdas na China mirando cortes de oferta flexíveis

Manolo Serapio Jr

12/09/2018 11h05

MANILA (Reuters) - Os preços do aço e de suas matérias-primas, como o minério de ferro, ampliaram quedas na China nesta quarta-feira, na segunda sessão consecutiva de perdas, tocando mínimas em semanas, conforme mais investidores liquidaram posições por riscos de sobreoferta à medida que Pequim avalia a implementação de alguma flexibilidade em suas determinações para corte de produção.

A China está considerando permitir que províncias ao norte do país decidam sobre cortes individuais de produção por grandes indústrias para conter emissões durante o inverno, disse uma fonte envolvida com o plano na terça-feira.

Isso se oporia a um plano inicial que exigia cortes de 50% na produção de aço e de 30% na de alumínio primário em algumas áreas, similar aos adotados no ano passado.

O contrato mais negociado do vergalhão de aço na bolsa de Xangai, para janeiro, fechou em queda de 2,7%, a 4.050 yuans (US$ 589) por tonelada, após chegar a cair para 3.993 yuans mais cedo, o menor nível desde 6 de agosto.

Os futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian recuaram 0,7%, para 492 yuan, enquanto os futuros do coque chegaram a cair 4,7%, tocando mínima desde 30 de julho, antes de fecharem em baixa de 3,8%, a 2.241 yuans.