IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar recua ante o real com exterior e após Datafolha mostrar empate na segunda colocação

20/09/2018 11h12

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda nesta quinta-feira, depois de recuar abaixo de 4,10 reais na mínima da sessão, em sintonia com o bom desempenho das divisas de países emergentes no exterior e após a pesquisa Datafolha mostrar Fernando Haddad (PT) empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT) na segunda colocação da disputa do Palácio do Planalto.

Às 12:00, o dólar recuava 0,28 por cento, a 4,1128 reais na venda, depois de terminar a véspera com queda de 0,43 por cento, a 4,1242 reais. Na mínima, a moeda foi a 4,0872 reais. O dólar futuro tinha queda de 0,35 por cento.

"Datafolha... mostra que a corrida eleitoral ainda não tem um quadro definido. É cedo para apostar que a eleição já se encontra definida entre Bolsonaro e Haddad", comentou a SulAmérica Investimentos em relatório, ao ponderar que "Ciro Gomes pode surpreender nesta reta final da campanha".

Segundo o levantamento divulgado nesta madrugada, Jair Bolsonaro, do PSL, seguiu na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto, com 28 por cento de apoio, com Haddad (PT) registrando 16 por cento, na segunda colocação, em empate técnico com Ciro Gomes (PDT), com 13 por cento.

O levantamento anterior do Datafolha, divulgado na última sexta-feira, mostrava o candidato do PSL com 26 por cento da preferência do eleitorado, enquanto Haddad e Ciro estavam empatados com 13 por cento.

Na terça-feira, o Ibope trouxe Bolsonaro na liderança, mas Haddad isolado em segundo lugar, com 19 por cento dos votos e Ciro com 11 por cento.

"Acho difícil o dólar voltar aos 4,20 reais, a menos que Ciro ou Haddad ganhem força. Dólar deve oscilar entre 4,10 reais e 4,15 reais", projetou o gerente de câmbio da corretora Ourominas, Mauriciano Cavalcante, ao justificar a moeda não ter sustentado o piso da sessão.

No exterior, o dólar operava com queda firme ante a cesta de moedas e perdia força ante as divisas de países emergentes, em meio à busca por ativos baratos, que favorecia principalmente o rand sul-africano e o rublo.

O Banco Central ofertou e vendeu integralmente 10,9 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, rolando 7,085 bilhões de dólares do total de 9,801 bilhões de dólares que vencem em outubro.

Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.