IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santander Brasil suspende financiamento imobiliário com linha Pró-Cotista para Sudeste

Por Aluísio Alves

18/10/2018 16h15

SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil suspendeu os empréstimos para compra da casa própria por meio da linha Pró-Cotista no Sudeste do país, porque os recursos que o banco tinha do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para esse fim já foram usados, segundo documento obtido pela agência de notícias Reuters.

O Santander Brasil havia iniciado em agosto a oferta de empréstimo imobiliário com recursos da Pró-Cotista, financiamento imobiliário mais barato do mercado, com taxa de 8,4% ao ano, mais atualização pela TR (Taxa Referencial).

O banco foi o primeiro de controle privado a operar com essa linha, que vinha sendo acessada apenas por Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

Com o volume de recursos era limitado, cerca de R$ 60 milhões, o Santander Brasil não fez divulgação ampla do produto. O Bradesco informou que começará a operar a linha Pró-Cotista a partir de janeiro de 2019.

Em material enviado aos agentes imobiliários nesta quinta-feira (18), o banco afirma que "o recurso do Pró-Cotista destinado ao Santander já foi todo utilizado. Portanto, não receberemos novas indicações para este produto".

O Sudeste do país representa cerca de 60% dos financiamentos imobiliários do banco.

Como alternativa, o Santander Brasil recomendou o uso da outra linha, a Suporte Financiamento, cuja taxa é de 8,99% ao ano.

Consultado pela Reuters, o Santander Brasil afirmou que não iria comentar o assunto.