IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Com lance de R$1,7 bi, canadense CPPIB e Votorantim Energia levam controle da Cesp

19/10/2018 15h01

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - O Consórcio São Paulo Energia, formado pela Votorantim Energia e pelo fundo de pensão canadense CPPIB, arrematou nesta sexta-feira o controle acionário do governo paulista na elétrica Cesp, apresentando lance de 14,60 reais por ação do governo, informou a bolsa B3, que conduziu o leilão.

A oferta do consórcio, no qual cada empresa tem 50 por cento, representou ágio de 2,09 por cento, com o lance somando 1,7 bilhão de reais pela fatia do governo, de 40,6 por cento.

O consórcio foi o único a fazer ofertas pelo controle da Cesp, cujas ações subiam mais de 10 por cento nesta tarde.

A Reuters informou pouco antes do início do leilão, segundo fonte com conhecimento do assunto, que a Votorantim havia depositado garantias para o certame.

Votorantim Energia e o fundo canadense já têm uma joint venture focada em investimento e desenvolvimento do setor de geração de energia no Brasil, anunciada no ano passado.

A concretização de venda da Cesp encerra uma série de reviravoltas em torno do processo, iniciado ainda em 2017.

O leilão estava agendado para o início deste mês, mas foi adiado em meio a incertezas políticas e regulatórias.

Na véspera, uma decisão da Justiça Federal em Presidente Prudente (SP) quase atrapalhou os planos da Cesp ao suspender a renovação do contrato de concessão da hidrelétrica de Porto Primavera, a principal da companhia.

Na manhã desta sexta-feira, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo conseguiu tornar nula uma decisão judicial que suspendia o processo de renovação do contrato da hidrelétrica.

(Por José Roberto Gomes)