IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Daly, do Fed, diz que ainda é cedo para saber se alta de juros em dezembro é necessária

12/11/2018 19h36

IDAHO FALLS, Idaho (Reuters) - O Federal Reserve precisará provavelmente aumentar os juros outras duas ou três vezes ao longo do "próximo período de tempo", mas ainda é cedo para saber se um aumento de juros será necessário no mês que vem, disse a presidente do Federal Reserve de San Francisco, Mary Daly, nesta segunda-feira.

"Minha previsão é de duas ou três (altas de juros) ao longo do próximo período de tempo, sem certeza sobre o momento apropriado", disse Daly a repórteres depois de um discurso.

Indagada se ela acreditava que o Fed deveria elevar os juros no mês que vem, quando é amplamente esperado que leve os juros para 2,25-2,50 por cento, ela disse que estava pensando sobre isso seriamente, mas "eu acho que é prematuro dizer que é definitivamente necessário".

Daly disse acreditar que o Fed deveria gradualmente aumentar os juros em direção ao nível "neutro", situação em que a taxa de juros não impulsiona nem retarda o crescimento, e ela disse que sua estimativa para a taxa neutra é de algo entre 2,5 por cento e 2,8 por cento.

"Se você me perguntar hoje, eu provavelmente escolheria" o meio do intervalo, cerca de 2,7 por cento, disse ela. Perguntada se o Fed precisará se mover para uma política monetária "restritiva" no próximo ano, como alguns membros votantes de política monetária sugeriram, ela disse que tal discussão era prematura.

(Reportagem de Ann Saphir)