IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santander Brasil inaugura mercado de letras imobiliárias garantidas

Aluisio Alves

São Paulo

21/11/2018 20h17

O Santander Brasil concluiu nesta quarta-feira (21) a emissão de cerca de R$ 24 milhões em Letras Imobiliárias Garantidas (LIG), oficialmente inaugurando o uso do instrumento criado para ampliar as fontes de mercado para financiar a compra de imóveis.

Isenta de cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros, a LIG foi regulamentada no fim de 2017 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Na semana passada, a B3 anunciou que iniciaria o registro de LIG a partir desta quarta-feira.

Com rentabilidade atrelada à variação cambial, além da referência a taxas de juros e índices de preços, a LIG dispõe da garantia dupla. Em caso de falha no pagamento pela instituição emissora, o agente fiduciário assume o controle dos ativos.

A LIG é inspirada nos covered bonds europeus. Além dos bancos, sociedades de crédito e de investimento, companhias hipotecárias e cooperativas podem emitir LIG.

Segundo Luiz Masagão, diretor da Tesouraria do Santander Brasil, os títulos foram vendidos a investidores qualificados e a operação está em linha com os planos do banco de ser mais competitivo na oferta de financiamento imobiliário.

"Estamos considerando fazer uma nova emissão na semana que vem", disse Masagão à Reuters.