IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump cogita demitir presidente do Federal Reserve, dizem fontes

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve --o banco central americano - Joshua Roberts/Reuters
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve --o banco central americano Imagem: Joshua Roberts/Reuters

Steve Holland

Em Washington

22/12/2018 16h42

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discutiu em particular demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, medida que pode prejudicar os mercados financeiros já voláteis, disseram duas fontes familiares à situação neste sábado (22).

As fontes, no entanto, disseram que não esperam que Trump demita o chefe do banco central dos EUA, apesar das objeções públicas e privadas do presidente à campanha de juros do Fed e suas repetidas críticas a Powell, a quem ele nomeou.

A Casa Branca e a porta-voz do Fed se recusaram a comentar.

Uma tentativa de remover o presidente do Fed seria sem precedentes e vista como ataque à independência do banco central dos EUA, deveria ser livre de ingerência política. Estaria em terreno legal potencialmente instável e provavelmente atingiria os mercados financeiros em todo o mundo.

O Federal Reserve Act permite que um presidente demita um membro do conselho do Fed por " justa causa", e as frustrações de Trump com os aumentos de taxa do banco central não entram nessa categoria. O presidente Fed tem um mandato separado como membro do conselho do órgão.

O principal assessor econômico de Trump, Larry Kudlow, disse em novembro que não acreditava ser possível a Trump remover Powell como presidente, deixando-o no conselho.

Trump tem freqüentemente atacado Powell, que foi empossado como presidente do Fed no início de fevereiro, por elevar os custos de empréstimos este ano. Trump tem mencionado a queda das ações dos EUA e os rendimentos da dívida do governo começam a sinalizar uma possível recessão.

Antes da reunião de política do banco central no início desta semana, Trump alertou contra o aumento das taxas quando os mercados de ações estavam em queda.

Apesar disso, o Fed subiu as taxas pela quarta vez este ano na quarta-feira, citando o forte desempenho da economia dos EUA. As ações e os rendimentos dos títulos caíram após a decisão.

A Bloomberg foi a primeira a relatar que Trump estava discutindo em particular a demissão de Powell.

A independência do Fed tem sido um dos pilares do sistema financeiro dos EUA e é uma das razões pelas quais o dólar é a moeda de reserva global.

Em uma entrevista à Reuters no início deste mês, Trump disse que gostava de Powell, mas não de suas políticas.