IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ex-Funcef deve ser vice de gestão de recursos na Caixa; Villela assumirá fundo, diz fonte

18/01/2019 19h35

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O diretor de investimentos da Funcef, Paulo Werneck, deve ser nomeado nas próximas semanas para ser o próximo vice-presidente de gestão de ativos de terceiros da Caixa Econômica Federal, disse à Reuters uma fonte familiarizada com o banco.

Werneck foi diretor do banco Haitong, diretor do Icatu Hartford Seguros, diretor do ABN Amro e consultor do Ministério da Fazenda. Na Caixa, ele vai substituir Flávio Arakaki, que exerce vice-presidência como interino.

Desde o começo de 2018, na esteira de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público sobre altos executivos do banco, em desdobramentos da operação Lava Jato, a Caixa decidiu trocar todo seu quadro de vice-presidências, que passaram a ser escolhidas com o uso de consultoria de mercado. Desde então, já foram designados os chefes para quatro delas.

O sistema foi mantido pelo presidente-executivo, Pedro Guimarães, que tomou posse no último dia 7. Três dias depois, o banco estatal anunciou a fase final para indicação dos chefes para as áreas de clientes, negócios e transformação digital; riscos; finanças e controladoria; e gestão de pessoas.

Os titulares de três outras vice-presidências na Caixa, a de logística e operações, a de produtos de varejo, e de tecnologia da informação, devem ser anunciadas em breve, concluindo o processo de seleção.

Para o lugar de Werneck na Funcef deve ser nomeado Renato Villela, atual diretor de participações do fundo, disseram duas fontes. O executivo já foi secretário de Fazenda dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Consultados, a Caixa Econômica e a Funcef preferiram não se manifestar sobre as indicações de Werneck e de Villela, respectivamente.