IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Secretário do Tesouro dos EUA discute suspensão de tarifas sobre China, diz WSJ

18/01/2019 13h12

WASHINGTON, 17 Jan (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, discutiu a suspensão de algumas ou todas tarifas impostas às importações chinesas e sugeriu oferecer isso durante as discussões comerciais marcadas para 30 de janeiro, informou o "Wall Street Journal" nesta quinta-feira (17), citando pessoas familiarizadas com as deliberações.

Mas o representante de Comércio Robert Lighthizer resistiu à ideia, e a proposta ainda não havia sido apresentada ao presidente Donald Trump, segundo o jornal.

Um porta-voz do Tesouro negou a notícia.

"Nem o secretário Mnuchin nem o embaixador Lighthizer fizeram quaisquer recomendações a alguém em relação a tarifas ou outras partes da negociação com a China", disse o porta-voz. "Este é um processo contínuo com os chineses que está longe de ser concluído."

O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, visitará os Estados Unidos em 30 e 31 de janeiro para a última rodada de negociações comerciais que visam resolver uma disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O governo Trump está programado para aumentar as tarifas de produtos chineses no valor de US$ 200 bilhões para 25 em 2 de março, ante 10%.

(Reportagem de Makini Brice)