IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANP autoriza operações da Petrobras para importação de gasolina de aviação

31/01/2019 10h30

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) concedeu autorização excepcional à Petrobras para movimentação de gasolina de aviação em instalações no Porto de Santos (SP), em meio a importações do combustível pela estatal para garantir o fornecimento ao mercado interno, segundo despacho no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

As importações têm sido necessárias diante da parada para manutenção em uma das unidades da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), que é responsável pela produção de gasolina de aviação no Brasil e tem capacidade de 5 milhões de litros por mês.

De acordo com o despacho da ANP, a Petrobras poderá movimentar as cargas de gasolina de aviação em instalações da Granel Química entre 1º de fevereiro e 31 de julho de 2019. A paralisação na unidade de produção do combustível da RPBC deve durar até junho de 2019.

Procurada, a Petrobras disse em nota que está realizando importações para atender aos clientes, que foram previamente avisados, e que há estoque do produto em Santos para pronta entrega às distribuidoras, que revendem a gasolina de aviação aos consumidores finais.

Segundo a estatal, estão programadas mais importações com entrega no fim de janeiro e em fevereiro, somando 19,2 milhões de litros, conforme já anunciado pela companhia em janeiro.

(Por Luciano Costa)