IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Criação de vagas de trabalho nos EUA salta em janeiro; taxa de desemprego sobe para 4%

Por Lucia Mutikani

01/02/2019 11h47

WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos saltou em janeiro para o ritmo mais forte em 11 meses, indicando força na economia apesar da perspectiva sombria que deixou o Federal Reserve cauteloso sobre os novos aumentos dos juros neste ano.

O relatório mensal do Departamento do Trabalho divulgado nesta sexta-feira não mostrou nenhum impacto "visível" na criação de vagas de trabalho após 35 dias de paralisação parcial do governo dos EUA. Mas a paralisação mais longa da história, que terminou há uma semana, elevou a taxa de desemprego para a máxima de sete meses de 4 por cento.

A criação de vagas de trabalho fora do setor agrícola atingiu 304 mil no mês passado, ritmo mais forte desde fevereiro de 2018, informou o Departamento de Trabalho. O ritmo foi influenciado por locais de construção, varejistas e serviços empresariais, bem como restaurantes e hotéis.

Mas os dados de novembro e dezembro foram revisados para baixo, mostrando 70 mil vagas de empregos a menos do que o relatado anteriormente. A economia precisa criar cerca de 100 mil empregos por mês para acompanhar o crescimento da população em idade ativa.

Economistas consultados pela Reuters previam criação de 165 mil postos de trabalho em janeiro.

O relatório foi divulgado dois dias depois de o Fed ter sinalizado que o ciclo de aumento da taxa de juros pode estar chegando ao fim devido ao aumento dos obstáculos para a economia, incluindo a volatilidade do mercado financeiro e a desaceleração do crescimento global.

A paralisação do governo deixou quase 380 mil trabalhadores afastados, mas o presidente Donald Trump assinou uma lei garantindo que esse funcionários recebam os pagamentos atrasados. Como resultado, esses trabalhadores foram incluídos no relatório de emprego de janeiro.

Eles, no entanto, foram considerados em "dispensa temporária" na pesquisa separada a partir da qual a taxa de desemprego é calculada. Isso elevou a taxa de desemprego em 0,1 ponto percentual, de 3,9 por cento em dezembro.

A paralisação terminou na sexta-feira passada, depois que Trump e o Congresso concordaram com um financiamento temporário do governo sem a liberação do dinheiro para a construção do muro na fronteira dos EUA com o México.

Os ganhos médios por hora aumentaram três centavos, ou 0,1 por cento, em janeiro, após acelerar 0,4 por cento em dezembro. Isso deixou o aumento anual dos salários em 3,2 por cento.