IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Não haverá negociações entre Trump e China antes de prazo para acordo de comércio

08/02/2019 07h35

Por Jeff Mason e Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que não planeja se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, antes do prazo de 1 de março determinado pelos dois países para alcançarem um acordo comercial.

Questionado durante um evento no Salão Oval se haveria uma reunião antes do prazo, Trump disse: "não".

Quando questionado se haverá uma reunião no próximo mês, Trump disse: "Ainda não. Talvez. Provavelmente em breve. Provavelmente em breve."

As declarações confirmaram afirmações de autoridades do governo que disseram que os dois não devem se encontrar antes do prazo, afetando as expectativas de um rápido acordo comercial e provocando recuo nos mercados acionários dos EUA.

No final do ano passado, durante jantar entre Trump e Xi na Argentina, os dois concordaram em dar uma pausa de 90 dias na guerra comercial para que suas equipes tivessem tempo para negociar um acordo.

Se as negociações não tiverem sucesso, Trump ameaçou elevar as tarifas dos EUA sobre as importações chinesas. Outra rodada de negociações está marcada para a próxima semana em Pequim.

(Reportagem de Jeff Mason e Steve Holland em Washington)