IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ágio bilionário do leilão de aeroportos mostra confiança de investidores, diz ministro

15/03/2019 14h04

SÃO PAULO (Reuters) - O ágio de quase mil por cento pago por investidores para arrematar a concessão de três lotes de aeroportos mostra confiança do mercado na retomada da economia brasileira e no modelo do certame, disse nesta sexta-feira ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

“O Brasil voltou para o jogo do investimento internacional”, disse Tarcísio a jornalistas após o resultado do leilão, na B3. Segundo ele, o resultado do leilão desta sexta-feira demonstrou que a economia brasileira vai voltar a acelerar.

Questionado sobre o ágio de 986 por cento obtido pelo governo federal no leilão de 12 aeroportos, Freitas afirmou que o ágio elevado não assusta quanto ao risco de não cumprimento dos contratos de concessão.

Na segunda-feira, o governo federal iniciará o processo para leiloar outros três blocos de aeroportos e a próxima rodada deve acontecer no segundo semestre de 2020, disse o secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto de Vasconcelos.

Antes disso, o governo tem pela frente o leilão da Ferrovia Norte-Sul, confirmado para 28 de março. Segundo Vasconcelos, este leilão tem pelo menos dois grupos interessados.

O secretário do PPI afirmou ainda que o leilão da unidade de loterias instantâneas da Caixa, Lotex, previsto para 26 de março, foi adiado para abril.

(Por Aluísio Alves)