IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Toyota faz parceria com universidade chinesa para estudar tecnologias ecológicas

22/04/2019 11h40

Por Norihiko Shirouzu

PEQUIM (Reuters) - A japonesa Toyota anunciou no domingo que vai criar um instituto de pesquisa em Pequim em parceria com a Universidade de Tsinghua para estudar a tecnologia de carros, usando energia de hidrogênio e outras tecnologias verdes que poderiam aliviar problemas ambientais na China.

A iniciativa, apresentada pelo presidente-executivo da Toyota, Akio Toyoda, em um discurso na Universidade de Tsinghua, faz parte dos esforços da montadora japonesa em compartilhar mais tecnologia com a China, buscando expandir seus negócios no país reforçando a capacidade de produção e os canais de distribuição, disse uma fonte próxima à Toyota.

O Instituto de Pesquisa Conjunta Tsinghua-Toyota conduzirá pesquisas sobre carros e novas tecnologias para resolver problemas ambientais na China, incluindo a redução de acidentes de trânsito, disse a Toyota em um comunicado.

O instituto "cooperará em pesquisas não apenas relacionadas a carros para os consumidores chineses, mas também relacionadas à utilização ativa de energia de hidrogênio que pode ajudar a resolver os problemas de energia da China", disse a empresa.

O movimento está em linha com o anúncio da Toyota neste mês de que ofereceria aos fabricantes de automóveis e fornecedores em todo o mundo livre acesso a quase 24 mil patentes para tecnologias de veículos elétricos.

O vice-presidente executivo, Shigeki Terashi, disse à Reuters no início deste mês que a montadora pretende se tornar uma fornecedora de sistemas híbridos e que já recebeu pedidos de mais de 50 empresas.

Nesta segunda-feira, a Toyota informou que começou a fornecer células de combustível para a fabricante chinesa de veículos comerciais Foton e a SinoHytec, sem dar detalhes financeiros do acordo.

A empresa disse em um comunicado que espera cooperar com mais empresas na China para promover a penetração de veículos com célula de combustível naquele país.