IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Paulo Guedes concordou em estudar atualização da tabela do IR, diz porta-voz

Lisandra Paraguassu

13/05/2019 19h17

BRASÍLIA, 13 Mai (Reuters) - O porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, informou nesta segunda-feira que o ministro da Economia, Paulo Guedes, concordou em estudar uma atualização da tabela do Imposto de Renda pela inflação, como deseja o presidente Jair Bolsonaro, para ser implementada "no devido momento".

Em entrevista à rádio Bandeirantes, no último domingo, o presidente afirmou que já havia pedido a mudança ao ministro e que seria implementada este ano. A tabela não é corrigida desde 2016.

"O presidente identifica acreditar que é possível que a inflação deste ano de 2019 possa ser considerada na elaboração da tabela do IR no ano que vem", disse o porta-voz, complementando que o assunto foi tratado nesta segunda em audiência do presidente com o ministro da Fazenda.

Fontes da área econômica, no entanto, disseram à Reuters que não há espaço fiscal para atualização da tabela do IR.

O porta-voz comentou ainda sobre a decisão dos Estados Unidos de aumentar as tarifas de importação de produtos chineses, o que levou à queda das bolsas em todo mundo, inclusive no Brasil.

Segundo o general, o presidente espera que os dois países, principais parceiros comerciais brasileiros, "resolvam suas diferenças" e que mesmo eventuais benefícios para os produtos brasileiros em um momento inicial, no longo prazo podem se transformar em danos para todos.