IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro do Walmart supera estimativas, apesar de preocupação com efeito de guerra comercial

Walmart remove anúncios de jogos violentos, mas pode cair em contradição em breve.
Imagem: Walmart remove anúncios de jogos violentos, mas pode cair em contradição em breve.

Por Nandita Bose

Em Washington

15/08/2019 10h42

O Walmart divulgou fortes resultados para o segundo trimestre e elevou suas expectativas de ganhos para o ano, evitando temporariamente preocupações em torno da demanda do consumidor, na esteira das tarifas sobre as importações provenientes da China.

O desempenho do Walmart foi ajudado pelos clientes que gastaram mais em suas lojas e sites, indicando que a economia de consumo dos EUA não perdeu força.

O maior varejista do mundo registrou um crescimento de 20 trimestres seguidos, ou cinco anos, marca inigualável por qualquer outra cadeia de varejo.

O varejista obtém 56% de sua receita com vendas de produtos alimentares, o que lhe permite administrar melhor a pressão das tarifas do que muitos concorrentes, disseram analistas.

Em uma entrevista hoje, o vice-presidente financeiro Brett Biggs disse que o Walmart aumentou os preços de alguns itens devido a essas tarifas, mas não está passando toda a pressão de custos que enfrenta para os consumidores.

As vendas nas lojas dos EUA abertas há pelo menos um ano subiram 2,8%, excluindo combustíveis, no trimestre encerrado em julho de 31. Os analistas estimaram um crescimento de 2,07%, segundo dados do IBES da Refinitiv.

O lucro ajustado por ação aumentou para 1,27 dólar por ação, superando as expectativas de 1,22 dólar por ação.

A receita total subiu 1,8%, para 130,4 bilhões de dólares, superando as estimativas dos analistas de 130,1 bilhões.