IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro diz que não pretende recriar CPMF, mas está disposto a conversar com Guedes

Eduardo Simões

Da Reuters, em São Paulo

22/08/2019 12h30

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que não pretende recriar a CPMF, após fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o assunto na véspera, mas, ao mesmo tempo, afirmou que ouvirá a opinião do auxiliar sobre o assunto e que está aberto a conversar a respeito.

"Vou ouvir a opinião dele (Guedes). Se desburocratizar muita coisa, diminuir esse cipoal de impostos, uma burocracia enorme, eu estou disposto a conversar. Não pretendo, falei que não pretendo recriar a CPMF", disse.

"O que ele (Guedes) complementou? A sociedade que tome uma decisão a esse respeito. Foi o que ele falou."

Na véspera, Guedes disse que a classe política terá que decidir se apoiará ideia do governo que deve ser proposta ao Congresso de desonerar a folha de pagamento em troca da implantação de um imposto sobre transações financeiras.

Em entrevista à imprensa após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e outros parlamentares, Guedes lembrou que a CPMF, tributo sobre transações criado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, recebeu apoio de economistas. Também avaliou que, numa alíquota baixa, ele "não distorce tanto".

PGR

Bolsonaro disse também que terá um encontro hoje com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a pedido dela, e que não sabe qual será o tema da conversa. O presidente disse que ainda não tomou uma decisão sobre quem comandará o órgão.

"Pelo que eu fiquei sabendo, ela quer falar comigo, estou aberto a todo mundo. Não sei o que ela quer tratar comigo. Foi pedido dela", disse Bolsonaro

"Tudo pode acontecer, todos estão no radar", garantiu o presidente, que disse que não há data para sua tomada de decisão e comentou o critério pretende adotar para escolher o novo PGR. O mandato de Dodge termina em meados de setembro.

"Vamos escolher na hora certa. Eu não quero uma pessoa que seja 10 em uma coisa e zero na outra. Quero que seja sete em tudo, para poder equilibrar. Não podemos ter uma pessoa lá preocupada apenas com uma coisa", acrescentou.

Guedes defende imposto nos moldes da CPMF

Band News