IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Usiminas diz que inclusão de suas barragens em relatório da ANM foi equívoco

17.nov.2015 - Imagem aérea mostra barragem de Germano, da mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG) - Márcio Fernandes/ Estadão Conteúdo
17.nov.2015 - Imagem aérea mostra barragem de Germano, da mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG) Imagem: Márcio Fernandes/ Estadão Conteúdo

10/10/2019 17h50

A Usiminas afirmou hoje que a inclusão de barragens suas em relatório da Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre estruturas que não tiveram segurança atestada deveu-se a equívoco.

Segundo a companhia, diferente do que consta no relatório, as barragens Mina Oeste (Somisa), Samambaia e Dique Oeste, todas da Musa, braço de mineração do grupo, foram declaradas estáveis em auditoria externa.

"A inclusão de tais barragens no referido relatório decorreu de um equívoco no envio da documentação por meio do sistema eletrônico da ANM, o qual já foi plenamente sanado junto à agência e os demais órgãos fiscalizadores", diz o documento.

A Usiminas afirmou ainda que a Barragem Central, também da Musa, passa por obras, que devem ser concluídas na próxima semana, quando a estrutura deverá passar por nova auditoria externa para confirmar estabilidade.

"A este respeito, a companhia esclarece que a Barragem Central não apresenta qualquer anomalia, além de ser monitorada 24 horas por dia", conclui o comunicado.