IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Listagem da Aramco foi adiada por busca a investidores, dizem fontes

22/10/2019 16h01

Por Hadeel Al Sayegh e Marwa Rashad e Rania El Gamal

DUBAI/RIAD (Reuters) - A tão aguardada listagem da gigante do petróleo Saudi Aramco no mercado de ações foi adiada após consultores de negócios afirmarem que precisam de mais tempo para atrair investidores fundamentais, disseram à Reuters três fontes com conhecimento direto do assunto.

Os preparativos para a operação ganharam força neste verão (do Hemisfério Norte), com abordagens a fundos soberanos, sauditas abastados e gestores de grandes fundos estrangeiros como possíveis investidores de base.

Esperava-se que a maior petroleira do mundo lançasse a venda doméstica de uma fatia de 1% a 2% na semana passada, mas o movimento foi prejudicado por contínuas preocupações com a avaliação da empresa, exacerbadas pelos recentes ataques às plantas da Aramco em Abqaiq e Khurais.

A Aramco não conseguiu responder totalmente a questões relacionadas à sua avaliação durante negociações iniciais com investidores, disse um investidor institucional da região do Golfo, que esteve envolvido nas discussões.

Os fundos soberanos no Golfo, área rica em petróleo, geralmente evitam exposição em energia e buscam diversificar seus portfólios, acrescentou.

Duas das fontes disseram que um comitê da Aramco que supervisiona os planos recomendou na quarta-feira ao príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, que a emissão de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), marcada para 20 de outubro, fosse adiada.

O príncipe fez do IPO da Aramco um pilar de uma ambiciosa reforma econômica. Ele deseja que a companhia seja avaliada em cerca de 2 trilhões de dólares, embora banqueiros e membros da empresa estimem o valor em 1,5 trilhão de dólares.

A Aramco se recusou a comentar o assunto. O gabinete de imprensa do governo saudita não respondeu aos pedidos da Reuters por comentários.

(Reportagem adicional de Clara Denina, Stephen Kalin e Saeed Azhar)