IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saudi Aramco quer anunciar oferta de ações em 3 de novembro, dizem fontes

Maxim Shemetov/Reuters
Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

Por Hadeel Al Sayegh e Davide Barbuscia e Saeed Azhar

29/10/2019 09h29

A Saudi Aramco pretende anunciar o início de sua oferta pública inicial de ações (IPO) em 3 de novembro, disseram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto, após ter atrasado o negócio mais cedo neste mês para permitir que assessores tivessem mais tempo para assegurar investidores âncora.

A Aramco está buscando colocar entre 1% e 2% de suas ações no mercado saudita, conhecido como Tadawul, no que seria uma das maiores ofertas públicas da histórica, no valor de mais de 20 bilhões de dólares.

Procurada, a Aramco disse à Reuters que "não comenta rumores ou especulação".

"A companhia continua a interagir com os acionistas em atividades de preparação para o IPO. A empresa está pronta e o momento dependerá das condições do mercado e será no momento da escolha dos acionistas", acrescentou.

A Aramco iniciará a subscrição para investidores em sua oferta pública inicial em 4 de dezembro, disse o canal de notícias saudita Al-Arabiya nesta terça-feira, citando fontes.

A gigante do petróleo planeja anunciar o preço da transação em 17 de novembro, acrescentou. A ação da empresa começará a ser negociada na bolsa de valores local, a Tadawul, em 11 de dezembro, segundo a emissora.

A perspectiva de que a Aramco coloque ações à venda tem gerado ansiedade em Wall Street desde que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman sinalizou pela primeira vez com essa possibilidade há três anos.

Mas avaliação de US$ 2 trilhões (cerca de R$ 8 trilhões) almejada para a companhia sempre foi questionada por alguns especialistas em finanças e petróleo, que observam que diversos países estão acelerando esforços para deixar de usar combustíveis fósseis e conter o aquecimento global, o que pressiona os preços da commodity e mina o valor de produtores.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas