IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China diz que Trump e Xi estão em contato contínuo

Presidente dos EUA, Donald Trump, encontra o presidente chinês, Xi Jinping, durante reunião do G20 em Osaka, no Japão - REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, encontra o presidente chinês, Xi Jinping, durante reunião do G20 em Osaka, no Japão Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque

Em Pequim

04/11/2019 08h53

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm estado em contato contínuo por "vários meios", disse o Ministério das Relações Exteriores da China nesta segunda-feira, quando perguntado quando e onde os dois líderes poderiam se encontrar para firmar um acordo comercial.

Trump, na sexta-feira, sugeriu que poderia assinar um acordo comercial há muito aguardado com a China no Estado agrícola de Iowa, que foi duramente atingido pelas tarifas na guerra comercial prolongada entre as maiores economias do mundo.

Trump também disse na sexta-feira que as negociações sobre a "fase um" de um acordo estavam indo bem e que ele espera assinar o acordo com Xi em um local nos EUA quando o trabalho sobre o pacto for concluído.

Até agora, a China ainda não detalhou quando e onde Xi poderá encontrar Trump, além de dizer que é "pura especulação" que eles poderiam se encontrar em Macau, polo de jogos de azar do país asiático.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, foi igualmente taciturno nesta segunda-feira.

"Quanto a uma reunião entre os líderes da China e dos Estados Unidos, o que posso dizer é que o presidente Xi Jinping e o presidente Trump têm mantido contato contínuo por vários meios", disse ele em uma entrevista coletiva diária, sem dar detalhes.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

Como é difícil encontrar um produto "Made In Brazil" no comércio local

UOL Notícias