IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro discute com Putin ampliação de comércio e fim de entraves a produtos agropecuários

Bolsonaro e Putin posam juntos na reunião dos Brics - Pavel Golovkin/Pool via REUTERS
Bolsonaro e Putin posam juntos na reunião dos Brics Imagem: Pavel Golovkin/Pool via REUTERS

Eduardo Simões

em São Paulo

14/11/2019 20h46

O presidente Jair Bolsonaro e seu homólogo russo, Vladimir Putin, discutiram nesta quinta-feira durante reunião bilateral o aumento do fluxo de comércio e investimentos entre os dois países e a remoção de entraves para o comércio de produtos agropecuários, informou o Palácio do Planalto.

Putin está no Brasil onde participou na quarta e na quinta-feira da reunião de líderes dos Brics —grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

"A ampliação dos fluxos de comércio e investimentos foi objeto de especial atenção. As duas partes discutiram a remoção de entraves ao comércio de produtos do setor agropecuário e a diversificação da pauta comercial", afirma nota do Planalto, que acrescenta que Bolsonaro e Putin também discutiram "aprofundamento da Parceria Estratégica entre o Brasil e a Rússia".

"O lado russo demonstrou interesse em novos aportes no setor de energia. Saudou, ainda, a realização de um evento do Programa de Parcerias de Investimentos em Moscou, no final deste mês, para apresentar oportunidades em infraestrutura."

Bolsonaro também teve uma reunião bilateral com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, nesta quinta. Na quarta, primeiro dia de reunião dos Brics, o presidente se reuniu com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da China, maior parceiro comercial do Brasil, Xi Jinping.