IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Flutuações no câmbio não são motivo de preocupação, diz Guedes

"Temos um câmbio flutuante, então ele flutua", disse o ministro em entrevista coletiva em Washington - Adriano Machado/Reuters
"Temos um câmbio flutuante, então ele flutua", disse o ministro em entrevista coletiva em Washington Imagem: Adriano Machado/Reuters

Andrea Shalal

25/11/2019 21h17

WASHINGTON, 25 Nov (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira (25) que, diante da redução da taxa básica de juros no país, o câmbio de equilíbrio "tende a ir para um lugar mais alto".

"Quando você tem um [câmbio] fiscal mais forte e um juro mais baixo, o câmbio de equilíbrio também é mais alto", afirmou Guedes em entrevista coletiva na embaixada brasileira em Washington.

O ministro ainda frisou que o Brasil tem uma moeda forte e que flutuações no câmbio não são motivo de preocupação. "Temos um câmbio flutuante, então ele flutua. Às vezes ele está um pouco acima, por exemplo, quando o juro desce, aí ele sobe um pouco."

O ministro também rechaçou preocupações com o aumento do déficit em transações correntes do País, destacando que os resultados têm refletindo uma recuperação da economia e ainda são plenamente financiáveis pelos investimentos diretos no país.