IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump quer "movimento" da China para evitar tarifas em 15 de dezembro, diz secretário dos EUA

10/12/2019 08h04

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não quer implementar a próxima rodada de tarifas programada contra produtos chineses em 15 de dezembro, mas quer "movimento" da China para evitá-la, disse o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, na segunda-feira.

A China, maior compradora mundial de soja, disse na segunda-feira que espera fazer um acordo comercial com os Estados Unidos o mais rápido possível, antes que as novas tarifas entrem em vigor.

"Não acho que o presidente queira implementar essas novas tarifas, mas precisa haver algum movimento da parte deles para encorajá-lo a não fazer isso", disse Perdue, de acordo com uma gravação em áudio de suas respostas a perguntas de repórteres.

"E, com sorte, o sinal que eles enviaram da redução sobre a soja e carne suína pode ser esse sinal", acrescentou ele, falando em uma conferência em Indianápolis, nos EUA.

Pequim disse na sexta-feira que vai retirar tarifas de importação de alguns embarques de soja e carne de porco dos Estados Unidos, mas não especificou quantidades.