IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras confirma assinatura de acordo de transição sobre gás com boliviana YPFB

30/12/2019 09h21

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta segunda-feira que assinou Acordo de Transição no âmbito do contrato de suprimento de gás natural com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

Segundo a Petrobras, o acordo estabelece um período de transição de 1º de janeiro a 10 de março de 2020 no suprimento de gás do país vizinho, conforme informou no final de semana a estatal boliviana.

No período, segundo a companhia brasileira, Petrobras e YPFB darão "continuidade ao processo de negociação com o objetivo de alterar determinadas condições comerciais, alinhadas ao processo de abertura do mercado brasileiro de gás natural e ao novo contexto do mercado boliviano".

O governo brasileiro tem um plano que busca ampliar os participantes no mercado de gás do país, dominado pela Petrobras. Com mais operadores, a ideia é que o preço do produto caia, com possível impacto no valor da energia elétrica.

Em comunicado, a Petrobras não trouxe detalhes do acordo, assinado na última sexta-feira.

Conforme nota da YPFB, sob os termos do acordo, a Bolívia continuará a exportar até 19,25 milhões de metros cúbicos diários, assim como volumes adicionais para gradualmente completar a provisão de 0,04 TCF (trilhões de metros cúbicos) que foi contratada pela Petrobras, mas ainda não foi entregue.

Segundo a YPFB, durante o período de transição, a Petrobras não fará pagamentos antecipados para volumes de gás e não serão geradas multas contra a empresa boliviana por entregas inferiores ao volume diário acordado.

O contrato de gás com a Bolívia, assinado em 1999, expiraria em 31 de dezembro de 2019.