IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall Street abre 2020 com recordes, com estímulos da China alimentando clima otimista

Por April Joyner
Imagem: Por April Joyner

02/01/2020 18h17

Por April Joyner

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices de Wall Street atingiram novos recordes na abertura do novo ano nesta quinta-feira, quando novos estímulos econômicos da China se somaram ao otimismo alimentado pelo abrandamento das tensões comerciais e pela melhoria da perspectiva global.

O Dow Jones avançou ou 1,16%, para 28.869,95 pontos, o S&P 500 cresceu 0,84%, para 3.257,95, e o Nasdaq avançou 1,33%, para 9.092,19.

O Banco Central da China informou na quarta-feira que reduziria a quantidade de dinheiro que todos os bancos devem reter como reservas, no oitavo corte desde o início de 2018. A iniciativa de injetar novos estímulos na economia chinesa impulsionou os mercados de ações em todo o mundo.

O índice de referência S&P 500 alcançou seu 11º recorde em 14 sessões e registrou o maior ganho percentual diário em três semanas. O Dow Jones registrou seu maior ganho em quase quatro semanas e o Nasdaq, o maior em quase três meses.

O estímulo econômico na China, juntamente com o alívio das tensões comerciais entre Washington e Pequim, reforçaram o otimismo de que a economia global acelerará em 2020.

"O mercado esteve em alta o dia todo por causa das notícias de que a China está com flexibilização monetária", disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos do Inverness Counsel, em Nova York. "Com o acordo comercial como pano de fundo, é um fator positivo".

Entre os setores da S&P 500, os segmentos de tecnologia e industrial, ambos com alta exposição à economia chinesa, avançaram mais de 1% e lideraram em ganhos percentuais. As ações da Apple, que têm sido um indicador do sentimento comercial, terminaram valorizadas em 2,3% e ultrapassaram o valor de 300 dólares.

O longo rali em Wall Street provocou algumas preocupações de que as ações norte-americanas sejam vulneráveis ​​a uma retração, especialmente se o crescimento econômico não ganhar ritmo como esperado ou se as tensões comerciais entre Estados Unidos e China reacenderem.

"As ações de capitalização alta estão precificadas para perfeição", disse Peter Cecchini, estrategista-chefe de mercado global da Cantor Fitzgerald, em Nova York. "Parece que estamos demasiadamente comprados, considerando os riscos que vemos".

Além do sentimento econômico positivo, os dados do Departamento do Trabalho dos EUA mostraram que o número de americanos que solicitaram auxílio-desemprego caiu na semana passada.

Outros dados da Grande China, mostrando que a receita bruta de jogos em Macau caiu menos do que o esperado em dezembro, impulsionaram as ações das operadoras de cassino dos EUA. As ações da Wynn Resorts Ltd, da Las Vegas Sands Corp e da Melco Resorts & Entertainment Ltd cresceram entre 2% e 4%.