Crescimento do 1° tri na China pode cair abaixo de 5% com vírus, diz economista do governo
O crescimento econômico da China pode cair para 5% ou menos devido ao surto de coronavírus, possivelmente levando as autoridades a adotarem mais medidas de estímulo, disse um economista do governo chinês em comentários publicados hoje.
O surto, que matou mais de 130 pessoas e infectou quase 6.000 na China, pode reduzir o crescimento do PIB no primeiro trimestre em cerca de 1 ponto percentual, disse Zhang Ming, segundo a revista Caijing.
"O crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2020 pode ser de cerca de 5,0% e não podemos descartar a possibilidade de cair abaixo de 5,0%", disse Zhang.
Zhang, economista da Academia Chinesa de Ciências Sociais, instituto de análise do governo, disse que suas projeções são baseadas no pressuposto de que o surto atingirá seu pico em meados de fevereiro e terminará no final de março.
A expansão da China desacelerou a uma mínima de 30 anos de 6% no quarto trimestre, e analistas disseram esperar que a epidemia vá afetar a economia.
Zhang estimou que o impacto sobre a economia chinesa pode ser significativamente maior do que o da Sars, um coronavírus que se originou na China e matou quase 800 pessoas em todo o mundo em 2002 e 2003.
A segunda maior economia do mundo conta agora mais com serviços e consumo do que naquela época, explicou Zhang.
No país, o surto afetou setores como transporte, turismo e entretenimento. Zhang disse que ele pode pesar sobre os empregos, com a taxa de desemprego oficial provavelmente superando 5,3% nos próximos meses.
Em resposta, o governo deve ampliar o suporte, o que pode aumentar o déficit orçamentário anual como parte do PIB para mais de 3% em 2020, disse ele.
O Banco do Povo da China pode reduzir mais a taxa de compulsório dos bancos bem como a taxa de juros, completou.
O crescimento econômico pode se recuperar mais tarde no ano, levando a expansão anual a 5,7%, disse Zhang. Em 2019 a expansão foi de 6,1%, a mais fraca em 29 anos.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.