IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cade rejeita recurso do MPF e confirma acordo Boeing-Embraer

Órgão confirmou operação de venda do controle da divisão de aviação comercial da Embraer para a empresa norte-americana - Getty Images
Órgão confirmou operação de venda do controle da divisão de aviação comercial da Embraer para a empresa norte-americana Imagem: Getty Images

Ricardo Brito

Da Reuters, em Brasília

19/02/2020 12h52

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu hoje confirmar a operação de venda do controle da divisão de aviação comercial da Embraer para a norte-americana Boeing, que tinha sido aprovada em janeiro sem restrições por decisão do superintendente-geral da autarquia.

A maioria do colegiado acatou o voto do conselheiro-relator, Luiz Hoffmann, que se posicionou contra o recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) na semana passada questionando a operação. Para o colegiado, o MPF não tinha legitimidade para atuar nesse tipo de caso de concentração.

O MPF havia pedido uma nova análise do acordo por ter identificado "algumas omissões" na decisão tomada pela Superintendência-Geral do Cade ao avaliar o mercado que seria afetado com a operação.

Um dos pontos questionados que tinha sido questionado pelo MPF era sobre o impacto do acordo para a aviação regional, isto é, segmento de aeronaves com menos de 100 assentos.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Cade aprova compra da Embraer pela Boeing

Band Notí­cias