IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nos bastidores, Bolsonaro demonstrou preocupação com crise dos mercados que minimizou em público

Presidente Jair Bolsonaro - ADRIANO MACHADO
Presidente Jair Bolsonaro Imagem: ADRIANO MACHADO

Lisandra Paraguassu

Miami

10/03/2020 14h55

Apesar de ter minimizado a crise que derrubou os mercados ontem, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a mostrar preocupação a membros da sua comitiva e pediu ao ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, que acelerasse a apresentação das medidas que o governo prepara para tentar compensar mudanças bruscas no preço internacional do petróleo. A informação foi passada à Reuters por duas fontes que acompanham a viagem presidencial pelos Estados Unidos.

"O presidente nos disse que, assim que chegar [ao Brasil], vai chamar uma reunião com o ministro Guedes (Economia) e o ministro Bento (Minas e Energia) para analisar as medidas", relatou uma das fontes.

Durante sua viagem a Miami, Bolsonaro minimizou por duas vezes a crise dos mercados, chegando a dizer hoje que o acontecido "não era uma crise".

No entanto, fontes ouvidas pela Reuters que estavam com o presidente em sua comitiva contaram que Bolsonaro acompanhou com atenção as informações do mercado. A instrução, no entanto, era demonstrar tranquilidade.

Na segunda, depois de falar diretamente com Bolsonaro, Bento Albuquerque informou aos jornalistas que os estudos para as medidas de compensação às variações do preço do petróleo devem ser apresentados ao presidente ainda esta semana, mas não há nenhuma decisão tomada.

Segundo as fontes ouvidas pela Reuters, Bolsonaro demonstrou preocupação com a queda nas ações da Petrobras, mas espera ver a queda nos preços chegar aos combustíveis, algo que repetiu nesta terça-feira.

No final do dia de ontem, no entanto, Bolsonaro estava convencido de que era uma crise passageira e que os mercados iriam se recuperar. À noite, foi jantar com parte da comitiva em uma casa de massas em Miami, para comer um de seus pratos favoritos, massa a bolonhesa.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas