IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro diz que decreto sobre retomada de atividades pode virar projeto enviado ao Congresso

3.abr.2020 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília - Joedson Alves/EFE
3.abr.2020 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília Imagem: Joedson Alves/EFE

08/04/2020 19h05

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que pode transformar em projeto a ser enviado ao Congresso um decreto mencionado anteriormente que determinaria a retomada das atividades econômicas do país, afetando o isolamento social adotado por alguns Estados e municípios como forma de frear a disseminação do novo coronavírus.

Em entrevista por telefone ao programa de tevê Brasil Urgente, da Band, Bolsonaro lembrou que quando defendeu o decreto pela retomada das atividades houve reação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dizendo que a matéria seria derrubada no Congresso. Bolsonaro disse que também ficou sabendo que a medida seria contestada na Justiça.

O presidente disse que fazendo o projeto, a decisão ficaria com o Congresso. Dirigindo-se ao primeiro-vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), que Bolsonaro disse estar ao seu lado durante a entrevista, o presidente afirmou que o possível projeto seria uma boa pauta para os parlamentares.

Além de voltar a defender que as pessoas possam trabalhar, excluindo os grupos de risco, Bolsonaro também reforçou sua defesa do uso da cloroquina por pacientes infectados pelo coronavírus, acrescentando que isso deveria ser feito nos primeiros dias que a pessoa apresentar sintomas da Covid-19.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no entanto, tem afirmado que ainda são preliminares os estudos sobre a validade da cloroquina para curar infectados com o coronavírus, e sem ter certeza de estar realmente com a Covid-19 as pessoas estariam correndo os riscos dos efeitos colaterais deste medicamento.