IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes cancela compromissos em dia de saída de Moro do governo

Renato Costa/Framephoto/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato Costa/Framephoto/Estadão Conteúdo

24/04/2020 14h09

O Ministério da Economia anunciou nesta sexta-feira o cancelamento de compromissos do ministro Paulo Guedes em dia marcado pelo forte discurso do ex-ministro da Justiça Sergio Moro ao entregar o cargo.

Guedes participaria de live do banco Itaú a partir das 10h30, mas cancelou a participação pouco antes do horário acertado, num momento em que notícias já antecipavam a saída de Moro do governo Jair Bolsonaro.

Moro havia marcado um pronunciamento público às 11h. Em sua fala, ele fez um discurso duro contra a decisão de Bolsonaro de trocar o comando da Polícia Federal, afirmando tratar-se de interferência política e quebra da promessa de que teria carta-branca no ministério.

Pouco depois das 13h, a assessoria de imprensa do Ministério da Economia também anunciou o cancelamento de videoconferência de Guedes com o Valor Capital Group às 17h.

Na agenda do ministro à tarde, permaneceu inalterado encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Netto, a partir das 14h no Palácio do Planalto.

Questionada sobre os motivos dos cancelamentos, a assessoria de imprensa da pasta informou não ter detalhes sobre a decisão.

Antes mesmo da vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, Guedes teve encontros com ex-juiz e foi um dos responsáveis por levá-lo ao governo, sondando-o a respeito da possibilidade de que assumisse a pasta da Justiça.

Enquanto Guedes era visto como o grande fiador de Bolsonaro junto ao mercado, com a promessa de promoção de uma agenda econômica liberal, Moro era considerado maior símbolo do compromisso do governo com o combate à corrupção.