IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Volkswagen e Toyota adiam retomada da produção nos EUA

Logo da Volkswagen fotografado em Hicksville, nos Estados Unidos - Toru Hanai
Logo da Volkswagen fotografado em Hicksville, nos Estados Unidos Imagem: Toru Hanai

29/04/2020 17h17

Por David Shepardson e Ben Klayman

(Reuters) - Volkswagen e Toyota disseram nesta quarta-feira que adiarão o reinício da produção nos Estados Unidos diante do ainda elevado número de casos de Covid-19 no país e preocupações com a rede de fornecedores.

A Volkswagen disse que está adiando indefinidamente a retomada da produção de fábrica no Tennessee, que deveria recomeçar em 3 de maio. Já a Toyota disse que adiará a volta das operações de fábrica na América do Norte para a semana de 11 de maio, ante previsão inicial da semana que vem, após uma "extensa revisão com nossa rede de fornecedores e logística".

A montadora alemã disse que antes de definir uma nova data "pesará a prontidão da base de fornecedores, a demanda do mercado e o status da Covid-19". A produção da Volkswagen nos EUA está suspensa desde 21 de março.

As montadoras esperavam reiniciar a produção no início de maio, mas enfrentam obstáculos, incluindo pedidos em Estados como Michigan, que limitam operações comerciais não essenciais.

As três grandes montadoras de Detroit têm conversado regularmente com o sindicato United Auto Workers (UAW) sobre as condições necessárias para retomar a produção, mas o setor não parece estar pronto para retomar a produção antes de 18 de maio.

Na segunda-feira, Ohio esboçou seu plano de retomada das atividades, que inclui a reabertura dos setores de construção e manufatura em 4 de maio.

O governador de Michigan, Gretchen Whitmer, ainda não definiu uma data de reabertura para as fábricas e o UAW disse que o início de maio é "muito cedo e arriscado".