IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC do Japão realiza reunião de emergência sobre esquema de empréstimos para pequenas empresas

Toru Hanai
Imagem: Toru Hanai

Por Leika Kihara

19/05/2020 10h33

O banco central do Japão realizará uma reunião de emergência na sexta-feira para estabelecer um esquema de recompensa para instituições financeiras que aumentem a concessão de empréstimos a pequenas empresas atingidas pela pandemia de coronavírus.

A reunião de emergência será realizada às 9h de sexta-feira (horário local), informou o banco central em comunicado hoje.

O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, já havia dito que o banco central poderia realizar uma reunião de emergência antes do encontro de política monetária programado para junho, a fim de aprovar um esquema em que sua equipe está trabalhando desde uma ordem emitida no mês passado.

De acordo com um esboço do esquema divulgado em abril, o banco central planeja financiar empréstimos que os bancos comerciais concedem a pequenas empresas, por meio de fundos retirados de programas de empréstimos do governo.

O banco central também pagaria juros de 0,1% aos bancos comerciais que impulsionam esses empréstimos.

Na reunião de sexta-feira, é provável que o Banco do Japão decida sobre os detalhes do esquema, como os termos dos empréstimos que serão elegíveis e sob quais condições os bancos comerciais podem receber os juros de 0,1%.

A expectativa é de que o banco central mantenha outras configurações monetárias inalteradas, incluindo suas metas de taxa de juros.

Sob uma política de controle da curva de juros, o Banco do Japão orienta as taxas de curto prazo em -0,1% e a taxa de longo prazo em torno de zero, por meio de compras agressivas de ativos.