IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China fará leilão de 100 bilhões de iuanes em títulos especiais

Objetivo é ajudar a financiar estímulos econômicos em meio às consequências da pandemia - AFP
Objetivo é ajudar a financiar estímulos econômicos em meio às consequências da pandemia Imagem: AFP

15/06/2020 08h24

A China leiloará 100 bilhões de iuanes (cerca de R$ 71 bilhões) em títulos especiais do Tesouro na quinta-feira, iniciando uma emissão planejada de 1 trilhão de iuanes (cerca de R$ 710 bilhões) para ajudar a financiar a recuperação diante da pandemia de coronavírus.

O Ministério das Finanças chinês disse nesta segunda-feira que leiloará 50 bilhões de iuanes em bônus de cinco anos e 50 bilhões de iuanes em títulos de sete anos.

A China anunciou planos no mês passado para vender 1 trilhão de iuanes em títulos especiais do Tesouro do país para ajudar a financiar estímulos econômicos em meio às consequências da pandemia.

Os planos da China estão sendo monitorados de perto pelos agentes do mercado, pois quando e como os títulos são vendidos afetarão a liquidez das negociações.

Mais cedo nesta segunda-feira, fontes disseram à Reuters que as vendas dos títulos serão concluídas até o final de julho.

Segundo as fontes, 70% dos títulos especiais terão prazo de dez anos, 20% terão prazo de cinco anos e o restante será de bônus de sete anos.

A economia da China encolheu 6,8% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, a primeira contração em décadas, e Pequim deixou de divulgar sua meta de crescimento anual pela primeira vez.