Topo

Pandemia de covid-19 lançou mundo do trabalho em 'crise inédita', diz OIT

Entregadores de aplicativo realizam ato em frente ao Tribunal Regional do Trabalho no Rio de Janeiro Imagem: João Carlos Gomes/ Myphoto Press/ Estadão Conteúdo

Emma Farge e Michael Shields

Genebra

08/07/2020 09h51

Líderes globais pediram uma abordagem ampla de contraposição ao impacto da pandemia do novo coronavírus, que lançou o mundo do trabalho em uma "crise inédita", disse hoje o chefe da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Guy Ryder.

"Sejamos claros: não é uma escolha entre saúde ou empregos e a economia. Eles estão interligados: ou venceremos em todas as frentes ou fracassaremos em todas as frentes", disse o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, em uma cúpula da OIT na qual dezenas de chefes de Estado e governo se pronunciarão através de mensagens gravadas.

O chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse à cúpula que o mundo tem a tarefa especial de proteger os milhões de profissionais de saúde na linha de frente da crise e que o sofrimento aumenta os casos de infecções e mortes.

"Juntos, temos a tarefa de proteger aqueles que nos protegem", afirmou.

A perspectiva do mercado de trabalho global na segunda metade de 2020 é "altamente incerta", e a recuperação prevista não bastará para o emprego voltar aos níveis pré-pandemia neste ano, disse a OIT na semana passada.

A agência da ONU disse que a redução das horas de trabalho mundiais foi "significativamente pior do que o estimado anteriormente" na primeira metade do ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pandemia de covid-19 lançou mundo do trabalho em 'crise inédita', diz OIT - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia