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Via Varejo divulga dados sobre vendas online após publicação no Twitter

Centro de distribuição das Casas Bahia, da Via Varejo, em Jundiaí (SP); divulgação de dados após postagem no Twitter - Paulo Whitaker
Centro de distribuição das Casas Bahia, da Via Varejo, em Jundiaí (SP); divulgação de dados após postagem no Twitter Imagem: Paulo Whitaker

21/07/2020 07h38

A Via Varejo divulgou na madrugada de hoje forte crescimento de vendas online em determinadas categorias no período de 1º de maio a 21 de junho deste ano ante 3 de maio e 23 de junho de 2019. A divulgação ocorreu após publicação de dados operacionais no Twitter na manhã de ontem, que foram apagados no começo da tarde.

De acordo com a companhia, considerando as vendas por categoria para consumidores finais (1P B2C) no canal online, a de games/câmera mostrou incremento de 859%, seguida por informática (+475%), queimadores (+418%), televisores (+382%), telefonia (+354%), refrigeração (+283%), lavadoras (+248%) e som (232%).

Por 'Best Seller' na categoria, os números foram ainda mais fortes, com as vendas games/câmera crescendo 2.507%, seguidas por televisores (+1.899%), som (+1.518%), informática (+1.453%), telefonia (+1.095%), queimadores (+746%), refrigeração (+400%) e lavadoras (+308%).

Ontem, as ações da companhia, dona da redes Casas Bahia e Ponto Frio, dispararam após a divulgação dos números na conta oficial da Via Varejo no Twitter, renovando máximas históricas e fechando a R$ 21,17, em alta de 7,35% com ações ligadas ao comércio eletrônico como um todo valorizando-se.

Ainda na segunda-feira, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) afirmou que o assunto estava sendo analisado em processo administrativo.

No fato relevante disponível na CVM por volta da 0h30 (de Brasília), a Via Varejo esclareceu que o seu departamento de comunicação publicou às 9h48 de segunda-feira determinadas informações comparativas relativas ao crescimento de vendas em determinadas categorias de produtos na plataforma online.

"A publicação não foi autorizada e não é política da companhia divulgar este tipo de informação, razão pela qual tão logo seu departamento de Relações com Investidores tomou conhecimento da publicação, solicitou prontamente que a mesma fosse retirada do ar, o que ocorreu às 12h55 da tarde", afirmou.

A companhia disse ainda que, de forma excepcional e para assegurar a disseminação isonômica de informação correta e precisa, decidiu apresentar os determinados dados, reforçando ainda que são gerenciais e não auditados.

(Por Paula Arend Laier)