IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade industrial da zona do euro volta a crescer em julho, aponta PMI

Demanda se recuperou após flexibilização diante da queda de casos da covid-19 - Tony Gentile/Reuters
Demanda se recuperou após flexibilização diante da queda de casos da covid-19 Imagem: Tony Gentile/Reuters

Jonathan Cable

03/08/2020 07h37

LONDRES (Reuters) - A atividade industrial na zona do euro expandiu em julho pela primeira vez desde o início de 2019 já que a demanda se recuperou após mais alívio das restrições adotadas para conter o coronavírus, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

As fábricas parecem estar fazendo sua parte na recuperação da economia do bloco. O PMI final de indústria do IHS Markit subiu a 51,8 em julho de 47,4 em junho, na primeira vez acima da marca de 50 que separa crescimento de contração desde janeiro de 2019. A preliminar do índice havia ficado em 51,1.

O subíndice de produção saltou a 55,3 de 48,9, indo ao nível mais alto desde abril de 2018.

"As fábricas da zona do euro informaram um início bastante positivo do terceiro trimestre, com a produção crescendo no ritmo mais rápido em mais de dois anos, alimentada pelo salto na demanda", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

"O crescimento das novas encomendas na verdade superou a produção, indicando fortemente que agosto deve ver mais ganhos de produção."

Indicadores antecedentes na pesquisa foram em geral mais positivos, mas as autoridades devem se preocupar que as fábricas novamente cortaram vagas de trabalho --e a uma das taxas mais fortes nos 23 anos de pesquisa. O subíndice de emprego subiu apenas a 42,9 de 41,3.

(Reportagem de Jonathan Cable)