IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumo de energia cai 0,6% em julho, ainda sob impacto de pandemia, diz CCEE

Instalação de equipamentos de energia elétrica em Ahmedabad, Índia - Amit Dave
Instalação de equipamentos de energia elétrica em Ahmedabad, Índia Imagem: Amit Dave

Luciano Costa

Da Reuters, em São Paulo

10/08/2020 14h06

O consumo de eletricidade no sistema interligado do Brasil em julho teve queda de 0,6% ante mesmo mês do ano passado, ainda sob impactos de medidas de isolamento social adotadas para conter a disseminação do coronavírus, disse a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) hoje.

"As quedas, no entanto, são muito menos expressivas do que as verificadas nos meses de maior isolamento. Para se ter uma ideia, em abril, a retração chegou a cerca de 13%", destacou em nota a CCEE.

Os clientes supridos por distribuidoras de energia, principalmente residenciais, no mercado regulado, tiveram redução de 1,8% no consumo em julho, segundo os dados.

No mercado livre de eletricidade, onde empresas e indústrias com maior demanda negociam contratos diretamente com geradores e comercializadoras de energia, o consumo cresceu 1,8%, influenciado principalmente pela maior migração de empresas para esse mercado, disse a CCEE.

Se desconsiderado esse impacto das migrações, no entanto, o consumo no mercado livre também teria apresentado retração na comparação anual, de 2,7%.

Ainda segundo a CCEE, a geração de energia no Brasil registrou crescimento de 0,3% em julho, no primeiro aumento na comparação anual desde novembro do ano passado.

"Embora a alta ainda seja modesta, pode ser considerada como parte dos sinais de um início de retomada da economia", disse a CCEE.