IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed cita desvalorização do real em meio a 'turbulência' política e covid-19 no Brasil

Desvalorização do real vem, segundo ata, em meio "casos crescentes de coronavírus e turbulência política" - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Desvalorização do real vem, segundo ata, em meio "casos crescentes de coronavírus e turbulência política" Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

José de Castro

Da Reuters, em São Paulo

19/08/2020 18h51

A ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) divulgada hoje trouxe uma referência ao Brasil, citando que o real desvalorizou ante o dólar entre as reuniões de junho e julho do Fed em meio a "turbulência política" e a "crescentes" casos de covid-19 no país.

No texto, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed) citou que o índice do dólar acompanhado pela equipe do BC dos EUA teve leve queda no período entre as reuniões de 9 e 10 de junho e 28 e 29 de julho, com o euro em alta de cerca de 3% nesse intervalo.

"Em contraste, o real brasileiro desvalorizou cerca de 5% em relação ao dólar, em meio a continuação dos cortes nas taxas de juros pelo Banco Central do Brasil, casos crescentes de coronavírus e turbulência política no Brasil", disse o Fed no documento.

O dólar, que já vinha em alta, acelerou os ganhos após a divulgação da ata do Fomc para perto de R$ 5,54. O Banco Central atuou no mercado com oferta líquida de contratos de swap cambial, mas a moeda se mantinha em firme valorização de 1,05%, para R$ 5,5268.

O real tinha o pior desempenho entre moedas emergentes comparáveis nesta sessão e cai 27,3% em 2020, de longe a maior queda entre as principais divisas.