IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes sugere 'IR negativo' financiado por fundo com dividendos de estatais

Ideia envolveria a criação do "fundo Brasil", com dividendos das estatais, diz o presidente da FNP - Edu Andrade/Ascom/ME
Ideia envolveria a criação do "fundo Brasil", com dividendos das estatais, diz o presidente da FNP Imagem: Edu Andrade/Ascom/ME

26/08/2020 19h16Atualizada em 26/08/2020 20h29

O ministro da Economia, Paulo Guedes, mencionou hoje uma proposta para a implementação de um "Imposto de Renda negativo", com os custos sendo cobertos por dividendos de empresas públicas, afirmou o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette (PSB-SP), após reunião com o titular da pasta econômica.

Em entrevista virtual à imprensa, Donizette disse que a ideia exposta por Guedes envolveria a criação de um fundo, denominado "fundo Brasil", com recursos dos dividendos das estatais. O fundo financiaria o pagamento de uma complementação de renda à parcela da população com menor rendimento.

Em julho, Guedes afirmou que a equipe econômica estava estudando propor a implantação de um "imposto negativo", mecanismo pelo qual o governo federal depositaria o equivalente a 20% do rendimento mensal do trabalhador informal em uma conta que se assemelharia à poupança, para ser sacada na aposentadoria.

Segundo Donizette, Guedes não comentou durante o encontro a rejeição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto de criação do Renda Brasil, que previa um benefício maior que o valor atual do Bolsa Família por meio de cortes de programas como o abono salarial.